quarta-feira, 6 de março de 2013

A ameaça dos Animais exóticos na Amazônia

Cobra-cipó - Chironius carinatus
Recentemente foram listadas 675 espécies da fauna e flora amazônica que correm sérios riscos de extinção. O Workshop para elaborar a lista vermelha do Estado do Pará reuniu mais de 50 especialistas no Museu Emílio Goldi, deixando o Pará como o primeiro Estado da Amazônia a elaborar um documento enquadrando os espécimes da fauna e flora ameaçados nas suas diversas categorias.
Caramujo africano - Achatina fulica
Boto Cor de Rosa - Inia geoffrensis Bla
O pesquisador da Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Expedito Guimarães, é um estudioso da malacologia (área da zoologia que estuda os moluscos) e já alertou a população da grande Belém sobre a invasão de caracóis terrestres. O molusco Achatina fulica, conhecido como caramujo africano, tem alto potencial de reprodução, é hermafrodita e coloca quatro posturas ao ano, contendo de 50 a 500 ovos cada uma. Este animal foi trazido para o Brasil por empresários sulistas com o objetivo de produzirem o escargot, uma iguaria da culinária europeia. Mas o negócio fracassou e os moluscos espalharam-se por diversas cidades brasileiras. Em Belém não foi diferente.
Rã Touro - Lithobates catesbeianus
Dessa vez o alerta é contrário, ao invés de chamar atenção para uma proliferação de caracóis terrestres, Guimarães garante que duas espécies de molusco estejam listadas “são duas espécies de moluscos que estão ameaçadas de extinção, uma é exclusiva do Pará e a outra foi trazida dos Estados Unidos para o habitat local”, explica o malacólogo.
Tucunaré - Cichla orinocensis
As duas espécies, além de incluídas na lista de ameaçados do Estado foram apresentadas à comunidade científica durante a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu em Florianópolis (SC) no período de 16 a 21 de julho de 2006.
Sagui de cara Branca - Callithrix geoffroyi
Segundo o biólogo, Expedito Guimarães, as principais causas da extinção desses animais estão relacionadas à destruição de habitat e a introdução de espécies exóticas. “os fatores de risco para essas espécies são a destruição do meio em que vivem essas espécies através de queimadas e desmatamentos e a introdução de outras espécies ocasionando assim a competição (é a interação de indivíduos da mesma espécie ou de espécie diferentes, que disputam algo. Esta disputa pode ser pelo alimento, pelo território, pela luminosidade, pelo emprego, pela fêmea, pelo macho, etc.) para a sobrevivência”, informa Guimarães.
TamanduáMirim - Tamandua tetradactyla
Jabuti Piranga  - Chelonoidis carbonariaara










Tartaruga da Amazônia - Podocnemis expansa
É através dessa notícia que podemos compreender que o principal problema de animais exóticos na Amazônia, é a competição por sobrevivência, em que algumas vezes, os animais originários do Brasil, podem sair em desvantagem nessa disputa.



Lista de algumas espécies exóticas da Amazônia
Tucano - Ramphastos tucanus tucanus

1. Cobra-Cipó
2. Rã-Touro
3. Tucunaré
4. Sagui de cara Branca
5. Tamanduá-Mirim
6. Tucano
7. Jiboia
8. Jabuti Piranga
9 Tartaruga da Amazônia
10. Boto cor de Rosa
 

Texto reproduzido de enctas.org.br                      


2 comentários:

Poli disse...

Que lindo sua iniciativa de fazer este blog thi!!! Parabéns!!!!

Unknown disse...

Obrigado Poli!!!!

Postar um comentário