quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Doninha Amazônica


 Esse é um mamífero muito raro, é um animal da ordem dos carnívoros, de pequeno porte, pertence à família Mustilidae, cujo nome científico é Grammogale africana, e popularmente chamada de Doninha Amazônica, é parente das lontras, iraras, furões e das ariranhas, apresentam características semelhantes a seus parentes, suas patas possuem membranas interdigitais, sugerindo hábito semiaquático.  
Possui grande habilidade em nadar, se alimenta provavelmente de pequenos mamíferos, são geralmente predadores de roedores e aves, mas se estiver em falta e escassez essas suas presas naturais, elas não hesitariam em atacar coelhos, galinhas ou outros animais em cativeiro e até mesmo domésticos, tem o corpo avermelhado com faixa ventral branca.
Seu tamanho pode variar de trinta e cinco a cinquenta e cinco centímetros de comprimento, sendo que o seu rabo corresponde quase que metade do seu tamanho.
A espécie é naturalmente rara. Apenas 30 indivíduos foram registrados em coleções, em 170 anos desde a sua descoberta.
A Doninha Amazônica (Grammogale africana) foi descrita pelo zoólogo francês Desmarest, em 1818.
É um animal de ocorrência exclusiva na Amazônia, tanto Brasileira como internacional. Apesar de seu nome científico apresentar africana (fazendo referência ao continente africano) essa é uma espécie endêmica da América do Sul.
Uma curiosidade com relação à doninha amazônica ela é considerada o menor mamífero carnívoro do Brasil.
Através da Portaria nº 1.522, de 19 de dezembro de 1.989, foi incluída na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário